O que é media training e por que ele é importante para sua empresa

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Media training: a ferramenta indispensável para empresários, políticos e pessoas ou empresas expostas à mídia e ao olhar do público.[/vc_column_text][vc_single_image image=”12367″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1612962434431{margin-top: -15px !important;}”]

(Na imagem podemos ver um grupo de jornalistas na calçada com câmeras filmando e fotografando na mesma direção.)

[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1612962617531{margin-top: -15px !important;}”]Imagine uma situação inesperada na empresa, uma crise em que o foco da imprensa está centrado em você. Sabemos que, se apenas o silêncio for notado, estaremos validando tudo o que se fala sobre a empresa e sobre você. Ministrado por especialistas, o media training trabalha a segurança, a imagem e a mensagem que se quer passar para a mídia, que, ao mesmo tempo, multiplica o que é veiculado, tornando a companhia um formadora de opinião.

O media training usa diferentes táticas de comunicação para treinar as pessoas, seja para enfrentar uma crise, ou simplesmente para saber como comunicar à mídia de forma adequada o que precisa ser divulgado. A metodologia pode ser realizada individualmente ou em grupo, para que a pessoa veja de forma virtual seus traquejos e manias em frente às câmeras e microfones. Gravações e simulações levam a um diagnóstico sobre linguagem verbal e não-verbal, nos quais falhas de comunicação são detectadas.

Seu objetivo é ajudar a pessoa a perder o medo ou evitar que, no decorrer de uma entrevista, torne-se imersa em uma situação estressante, o que pode a impedir de se comunicar adequadamente. Desta forma, a empresa dá confiança aos seus porta-vozes ou executivos de alto escalão, tornando-os mais um canal de comunicação entre a empresa e os seus públicos, através da relação com a imprensa.

Durante o processo de treinamento, é necessário preparar uma mensagem que acompanhará a comunicação que será emitida, ou seja, você não só tem que saber como dizer, mas também o que dizer, preparando também possíveis cenários de crise, de acordo com a atividade da empresa ou do indivíduo. Também é conveniente apresentar um mapa da mídia, baseado na atividade de quem está sendo treinado, com o qual ficará claro quem são os jornalistas mais influentes, ou como funciona a mídia local ou nacional.[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”O que vou ganhar se fizer um media training?” font_container=”tag:h2|font_size:30px|text_align:left|color:%23145b5f” use_theme_fonts=”yes”][vc_single_image image=”12369″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1612962690316{margin-top: -15px !important;}”]

(Pode-se ver uma pessoa com um microfone no meio de uma multidão falando para um ponto fixo que provavelmente é uma câmera.)

[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1612962877236{margin-top: -15px !important;}”]

  • Estar ciente das falhas que podem ser melhoradas e ter a capacidade de se comunicar favoravelmente é um dos grandes objetivos.
  • Saber responder com eficácia, valorizando a sua própria imagem ou a da empresa durante uma entrevista.
  • Entender que os primeiros segundos em que você está falando são cruciais, tanto para a percepção do público em relação à imagem que está transmitindo, quanto para direcionar adequadamente uma resposta.
  • Aumentar a segurança e a conscientização da mídia.
  • Tornar-se uma referência confiável para jornalistas e mídia.
  • Conhecer estratégias para responder em entrevistas a seu favor.
  • Saber lidar assertivamente com situações desagradáveis.
  • Ser claro sobre as mensagens que devem ser levadas em consideração e saber como desenvolver mensagens adequadas em diferentes situações.
  • Exercer a função de porta-voz, ampliando o relacionamento com a mídia.
  • Perder preconceitos ou medos em relação à imprensa e aprender a considerar as perguntas da mídia como oportunidades de esclarecimento de situações.
  • Saber equilibrar o que é dito, com a forma que o corpo reflete o assunto. Muitas vezes, os movimentos físicos mostram muito mais do que palavras.

[/vc_column_text][vc_custom_heading text=”Que mensagem devo transmitir?” font_container=”tag:h2|font_size:30px|text_align:left|color:%23145b5f” use_theme_fonts=”yes”][vc_single_image image=”12366″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1612962907025{margin-top: -15px !important;}”]

(Um único microfone pode ser visto em primeiro plano, com uma multidão de pessoas ao fundo, desfocadas.)

[/vc_column_text][vc_column_text css=”.vc_custom_1612962967046{margin-top: -15px !important;}”]Na medida do possível, durante o Media Training, devem ser preparadas as mensagens inerentes à comunicação da empresa ou do indivíduo. Estas variam conforme o momento e o ambiente de quem recebe o treinamento.

As mensagens devem ser:

  • De acordo com a audiência
  • Específico para cada problema ou crise que possa surgir
  • Institucionais, aqueles que falam sobre a empresa ou a pessoa, sua trajetória, sua expertise.
  • Que possam ser verificadas como fatos (não só dizer, bem como, fazer).

Para além de formar uma pessoa em situação de crise ou quotidiana, o media training cumpre uma função estratégica, ao demonstrar à mídia que a atitude dessa pessoa ou empresa é reativa, que está preparada para enfrentar diferentes situações e sabe respondê-las de forma adequada.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]